Como funciona

Como funciona

O objetivo da Turma da Árvore é proporcionar de maneira simples e acessível, a possibilidade para que qualquer pessoa possa neutralizar parte de suas emissões pessoais de CO² e outros gases poluentes através do plantio de árvores.


1. Adoção

A primeira fase do projeto abrange o plantio de 3 milhões de árvores. As árvores são plantadas em definitivo em uma das 5 unidades de manejo localizadas no Estado de Santa Catarina, região do município de Lages.

Escolha quantas árvores você deseja adotar e a recorrência de seu pagamento.

Adote agora

2. Berçário

O viveiro da Turma da Árvore está localizado em Lages, SC. Temos pessoal técnico, equipamentos e toda a infraestrutura necessária para a produção de mudas. Com isso, somos capazes de produzir 7 milhões de mudas simultâneas.

O tempo de permanência de cada muda no viveiro varia de acordo com a espécie. A variação depende do tempo de quebra da dormência da semente, germinação e desenvolvimento. Dessa forma, cada muda pode permanecer de 6 a 19 meses para estar pronta para o plantio.

Acompanhe ao vivo

3. Festa do Plantio

A Festa do Plantio é um evento aberto ao público e toda comunidade da região é convidada para plantar as árvores que estão prontas para cumprirem com seu papel.

Durante o plantio, as árvores são registradas com coordenadas geográficas únicas. Dessa forma, cada árvore tem sua identidade e assim, é relacionada com cada pessoa que adotou uma árvore. A partir disso, a árvore passa a ter o seu responsável.

São realizadas capturas de imagens dos locais a cada 6 meses. As imagens são disponibilizadas no site e enviadas para os e-mails dos associados. Além disso, é possível visitar os locais de plantio.


Monitoramento

Estudos mostram que a cada 1000 árvores plantadas, apenas 01 sobrevive até o seu 8º ano se não forem monitoradas. Entre as causas, as principais são erosão, enchente e espécies que se alimentam de plantas.

A Turma da Árvore possui um time especializado e utiliza drones de alta precisão para monitorar todas as áreas de plantio. Com isso, através da comparação da tonalidade das folhas de cada árvore, podemos identificar doenças e até mesmo se a árvore irá morrer com 6 meses de antecedência.


Reiniciando o ciclo

Após a fase inicial de desenvolvimento, as árvores diminuem sua velocidade de crescimento e a quantidade de captura de gases.

O objetivo da Turma da Árvore é a neutralização da emissão de gases na atmosfera e por esse motivo, ao atingir o estágio de estabilização, é reiniciado o ciclo de plantio. Nesse caso, após 8 anos, as árvores voltam ao acervo da Green Carbon para que se estude o melhor destino para elas.