2ª Expedição Turma da Árvore – Aldeia Te'Ýikue

2ª Expedição Turma da Árvore – Aldeia Te'Ýikue

Com a repercussão de nossas ações, encontramos centenas de pessoas que compartilham das nossas mesmas vontades e desejos. Foi dessa forma, que o destino da 2ª expedição da Turma da Árvore se pôs em evidência, através da soma de parceiros dispostos a executar o plano de mudança.

Continue lendo e conheça mais sobre a Aldeia Te'Ýikue.

A Aldeia Te'Ýikue

Marcada por décadas de desmatamentos e vizinha de indústrias agropecuárias, a Aldeia Te'Ýikue, nome guarani que significa “aldeia antiga”, abriga mais de 6 mil indígenas das famílias Guarani-Kaiowá que lutam para preservar sua identidade cultural e os 3.594 mil hectares de terra localizados no município de Caarapó/MS.

5 dias, 2500 km, 400 árvores plantadas e muito conhecimento

A 2ª expedição aconteceu entre os dias 19 e 23 de setembro de 2018. Nossa turma saiu de Blumenau/SC em 7 veículos e 21 pessoas. Nossa frota passou pelos Estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Em comemoração ao Dia da Árvore, no dia 21 de setembro, realizamos o plantio de 200 mudas de árvores com a participação de crianças da Escola Municipal Indígena Nãndejara Polo.

Todas as mudas plantadas foram identificadas com plaquinhas personalizadas e receberam o nome de quem as adotou.

Casa de impacto social

Além do plantio de mudas, construímos uma casa modelo de impacto social para abrigar uma das famílias da aldeia, que também passa por dificuldades de moradia.

Em 10 anos, os indígenas de Caarapó perderam mais de 3 mil hectares de terra, o equivalente a 30 milhões de metros quadrados. “Estamos diante de uma situação muito triste que não afeta apenas o nosso povo, mas toda a humanidade. Somente com respeito às nossas raízes e o apoio da sociedade nas questões indígenas que manteremos a nossa herança cultural viva”, explica líder indígena Otoniel Ricardo Guarani.


A Aldeia Te'Ýikue nos transforma e nos traz sabedoria. Nós podemos compartilhar nosso conhecimento e evoluímos com cultura e tradição dos Guarani-Kaiowá.

Nós acreditamos que uma árvore tem poder para transformar. E você?

Espalhe a semente da Turma da Árvore.
Nós, juntos, seremos a mudança!