Impactos da falta de árvores no meio urbano

Impactos da falta de árvores no meio urbano

O planeta está sofrendo

O meio ambiente vem sofrendo cada vez mais com o impacto do uso excessivo de recursos da natureza. As consequências são cada vez mais visíveis, vide as abruptas mudanças climáticas que estamos sofrendo nos últimos tempos.

E muitas dessas características negativas, principalmente em grandes metrópoles ou áreas urbanas das grandes cidades se dá pela falta de árvores.

Mas afinal, será que sabemos realmente os verdadeiros impactos que as árvores podem causar no nosso dia a dia? Como uma simples planta consegue ser tão benéfica à saúde e ao meio que vivemos?

Impactos negativos da falta de árvore no meio ambiente

Uma grande árvore é capaz de absorver uma grande quantidade de gases poluentes como o dióxido de enxofre e óxidos nitrosos – provenientes dos escapamentos de carros e caminhões. Comprovadamente, cidades mais arborizadas, possuem até 60% menos partículas de poluição se comparadas com cidades com pouca ou nenhuma arborização.

A população que vive em cidades que não tenham uma grande presença de árvores estão mais propensas a terem alguns problemas de saúde, principalmente os relacionados a doenças respiratórias.

A temperatura das cidades também é influenciada pela quantidade de árvores. Sendo assim, a sombra das árvores podem reduzir a temperatura do asfalto em até 2°C, e do interior dos carros em até 8°C. Uma única grande árvore grande e saudável possui o mesmo efeito de dez aparelhos ar-condicionado funcionando 20 horas por dia.

Apesar de ser um tema muito importante e debatido nos últimos tempos, a arborização em centros urbanos é relativamente recente se compararmos a outros países. A primeira cidade que teve seu centro arborizado foi Recife, entre os séculos XVIII e XIX.

Já nos dias atuais, a situação mudou e quase todas as cidades possuem nem que sejam bairros específicos totalmente arborizados. Um bom exemplo é a cidade de Curitiba que é considerada como tendo ótima qualidade de vida. Pois, conta com uma grande quantidade de árvores por m² de área urbana.

Qual a melhor solução para arborizar a cidade?

Uma das tarefas principais que cabe a nós, cidadãos, é fiscalizar os órgãos públicos responsáveis por nos representar. Cobre do seu município, dos governantes e dirigentes. Procure sempre a secretaria do meio ambiente. Reúna o máximo de assinaturas possíveis para arborizar a sua rua ou o local onde vive.

Outra maneira que você pode ajudar a contribuir para o ecossistema é ter uma árvore para chamar de sua. Sim, você sabia que é possível adotar uma árvore nos dias de hoje?

Esse é o principal trabalho da Turma da Árvore. Nós cuidamos desde o berçário até o plantio da árvore escolhida por você, durante o período que você se comprometer em adotá-la.

Através deste trabalho, a Turma da Árvore, que é apoiada pela Green Carbon e pela Maurício de Sousa Produções, fará o necessário para que sua árvore cresça linda e saudável por pelo menos oito anos. É a certeza de que a sua contribuição para a sustentabilidade estará tendo resultado.


20 de julho de 2018 // Blog TDA