Como evitar ações do dia a dia que prejudicam o meio ambiente

Como evitar ações do dia a dia que prejudicam o meio ambiente

Tempo de mudança de hábitos

É de conhecimento de todos que precisamos mudar nossos hábitos e prioridades para buscarmos um mundo melhor e mais saudável. O problema é quando temos essa intenção e mesmo sem perceber acabamos cometendo alguns deslizes. Muitas vezes, podem parecer pequenos, mas são extremamente prejudiciais para a saúde do ecossistema. Portanto se você quer descobrir como agir de maneira correta, leia o artigo até o final.

Selecionamos aqui algumas dicas de como evitar ações e promover gestos simples para contribuir cada vez mais com a sustentabilidade do mundo em que vivemos.

1) Não utilize veículos automotivos sem necessidade

Se você precisa se deslocar com frequência escolha sempre a opção do transporte público. Carros e motos transportam poucas pessoas e poluem muito. Eles emitem gases do tipo: monóxido de carbono, hidrocarbonetos, dióxido de enxofre, aldeídos, dióxido de carbono, óxidos de nitrogênio e (ufa!) materiais particulados tipo poeira e fuligem. Esses gases provocam dores de cabeça e são cancerígenos, além de causarem corrosões e serem responsáveis pelo efeito estufa. Sem contar que afastam os animais e destroem a vegetação. O transporte coletivo é mais viável financeiramente ao longo do mês e você estará ajudando a evitar a poluição do ar desnecessária para o meio ambiente. Sendo assim, sempre que possível utilize transporte público.

2) Ajude a reciclar o seu lixo

Apesar de muitas pessoas já terem incrementado essa tarefa no seu dia a dia, é importante sempre lembrar a diferença que você pode fazer, fazendo a separação adequada do lixo diário. Separar o papel, vidro, metal, plástico e orgânico, ajudam na reciclagem de materiais e diminui a destruição do meio ambiente. Além disso contribui com coletores de lixo que trabalham com material reciclável.

3) Reaproveite materiais

Sabe aquela caixa de papelão sem necessidade que pode vir a ser utilizada a qualquer momento? Aquele papel pardo até então sem utilidade? Guarde-os, eles podem ser úteis no seu dia a dia a curto prazo e custaram milhares de litros de água para serem produzidos. Podem e devem ser melhor utilizados antes de serem descartados. Além de economizar dinheiro, você estará ajudando a reduzir o consumo desnecessário de recursos naturais.

4) Descarte de eletrônicos

Procure sempre um posto de coleta para a reciclagem de materiais eletrônicos ou com resíduos líquidos como baterias. Esses produtos são altamente prejudiciais para a natureza. Descarte sempre o que for necessário, mas busque um posto para fazer de forma adequada.

5) Cuide do meio ambiente ao seu redor

Comece dentro da sua própria casa, tendo atitudes básicas que fazem grande diferença a longo prazo. Então, evite gastar água desnecessariamente ao tomar banho, lavar roupa ou lavar a louça. Não esqueça de apagar as luzes dos ambientes onde não estiver mais e evite consumir algo desnecessariamente. A água e a luz que chegam até a sua casa percorrem um longo caminho produtivo e consomem muitos recursos naturais. Sendo assim, utilize desses benefícios com consciência.

Outra ação que você poderá aderir ao seu cotidiano e ao mesmo tempo ajudar a sustentabilidade do planeta é participar de programas que invistam na restauração de biomas com o plantio de árvores.


Conheça o projeto Turma da Árvore, um grupo de pessoas e empresas que se reuniram para plantar 3 milhões de árvores (na primeira etapa) e que conta com infraestrutura completa, além de profissionais capacitados e apoio da Green Carbon.

Tenha uma árvore para chamar de sua. Acompanhe o crescimento da sua árvore via web, desde o “berçário” no viveiro até o plantio em local definitivo Isso durante oito anos. São 14 espécies disponíveis nessa fase. Faça a sua parte dessa Turma e ajude a transformar as pessoas e o mundo num lugar melhor para se viver.


20 de julho de 2018 // Blog TDA