Benefícios que uma árvore proporciona e você nem sabia

Benefícios que uma árvore proporciona e você nem sabia

Qual a diferença que uma árvore pode fazer no mundo?

Listamos aqui algumas razões não tão óbvias, mas imprescindíveis para termos o maior número de árvores no nosso cotidiano. Leia até o final e descubra a importância e o poder de uma árvore.

1) As árvores auxiliam na redução de alergias

O convívio com árvores perto de você ou com plantações na sua cidade, acaba ajudando a combater possíveis alergias. Principalmente em determinadas épocas do ano, como outono e inverno.

Uma pesquisa realizada por cientistas finlandeses foi capaz de detectar que a falta de árvores torna as crises asmáticas e alérgicas mais frequentes que o habitual.

Esse é um dos motivos, inclusive, que explicam a saúde mais estabilizada de moradores da área rural que urbana. Os estudos também indicaram que árvores são capazes de evitar a criação de novos fungos e bactérias no ar. Sendo assim, quanto mais árvores por perto melhor.

2) Economia de energia

As árvores também podem ser responsáveis por possíveis economias da conta de luz no fim do mês. Afinal, no verão elas atuam como protetoras dos raios solares através das grandes sombras formadas. Já no inverno, funcionam como isolantes térmicos.

Segundo dados levantados por cientistas do Reino Unido, casas da região da pesquisa que são cercadas por árvores poderiam economizar até um décimo de energia fracionadas no consumo anual. Portanto, ter árvores ao redor de sua residência contribui para economia de energia.

3) Ajudam a reduzir a violência

Além de auxiliar no ar e meio ambiente da área urbana, a plantação de árvores no meio urbano pode ajudar a reduzir ou amenizar a criminalidade local.

Segundo outro estudo realizado nos Estados Unidos, pela Universidade de Temple, árvores plantadas em locais estratégicos como ruas e avenidas muito movimentadas servem como fatores de diminuição de crimes como agressão, furto e roubo. Segundo essa pesquisa, a simples contemplação das árvores diminui o estresse e cria um clima de “paz” para as pessoas que estão ao seu redor.

4) Reduzem a poluição sonora

A plantação de árvores também atua na redução da poluição sonora como abafadores dos barulhos de carros, ônibus e caminhões nas ruas além de outros barulhos provocados pelo cotidiano urbano. Cidades com mais árvores também são cidades mais silenciosas. Além dos benefícios acima, árvores regulam a taxa de umidade do ar. Trazem os pássaros e animais de volta, reduzem os danos das chuvas intensas, dão sombra e embelezam a paisagem. Portanto, as árvores são fundamenteis e fazem toda a diferença.


Você pode fazer a diferença, além de ter uma árvore para chamar de sua. Através do programa da Turma da Árvore, você poderá escolher uma espécie entre as 14 disponíveis. Adotar uma árvore e transformar o nosso planeta num lugar melhor para se viver.


20 de julho de 2018 // Blog TDA