33 motivos para plantar uma árvore

33 motivos para plantar uma árvore

Pequenas atitudes, grandes mudanças

Plantar uma árvore é transcender o espaço-tempo e deixar um legado para as próximas gerações. Se você realmente precisa de um incentivo, aqui vão 33 bons motivos.

01.

Árvores sequestram dióxido de carbono da atmosfera. Sem as árvores os níveis de CO² seriam absurdamente maiores.

02.

As árvores valorizam as propriedades. Quando uma casa tem árvores maduras no seu quintal, valem de 7 a 19% mais do que aquelas que não tem árvores plantadas.

03.

As árvores produzem oxigênio através da fotossíntese.

04.

Árvores ajudam a economizar energia. Quando plantadas estrategicamente, as árvores ajudam a bloquear o vento e criar sombras. Isso ajuda a reduzir a necessidade de aquecimento no inverno e resfriamento no verão.

05.

As árvores fornecem um habitat importante para a vida selvagem e são fundamentais para muitos ecossistemas na Terra. Alguns animais vivem toda a vida nas árvores. E quase todos dependem de alguma forma delas.

06.

As árvores mantêm o solo no lugar. As raízes das árvores crescem profundamente no solo, mantendo-o firme e ajudando a prevenir a erosão, especialmente quando cresce nas encostas e terrenos íngremes.

07.

Uma floresta urbana é especialmente importante para as cidades. Por proporcionarem aprendizado e lazer às crianças, embelezarem a paisagem e trazerem a natureza ao ambiente urbano. Elas ajudam a reduzir o estresse das pessoas. Uma pesquisa feita nos EUA verificou que as cidades com mais áreas verdes conseguiram reduzir as suas taxas de criminalidade apenas por aumentarem o bem-estar das pessoas.

08.

As árvores limpam o solo. Elas podem armazenar alguns poluentes e transformar outros em formas menos tóxicas. São reconhecidas como úteis para a filtragem de esgoto e produtos químicos de fazendas. Filtram o escoamento de água em rios e córregos, ajudam a limpar a poluição de metais pesados e poluentes orgânicos.

09.

Você pode cultivar uma árvore frutífera em casa, mesmo morando em um apartamento. Uma jabuticabeira na varanda produz frutos suficientes para você, sua família, seus vizinhos e amigos.

10.

As árvores ajudam a reduzir o escoamento das águas pluviais. Elas ajudam a interceptar a água que corre das calçadas em direção ao rios e córregos, protegendo as margens e ajudando a reduzir as enchentes. Ainda ajudam a recarregar aquíferos subterrâneos.

11.

Árvores viram referências e criam senso de lugar. Por sua beleza e caráter único, as árvores podem dar características que só podem ser encontradas nesse lugar específico.

12.

As árvores são lindas. Plantar uma árvore é uma ótima maneira de adicionar um toque de natureza e melhorar a estética da sua propriedade.

13.

As árvores produzem matérias-primas úteis para o nosso dia a dia. Dependemos dos alimentos, óleos e madeira fornecidos pelas árvores. Quase tudo se aproveita delas, da casca as suas sementes.

14.

Árvores podem transformar a economia de uma comunidade. Em algumas regiões do Brasil a produção de frutos, madeira e outros derivados são fatores de desenvolvimento econômico. Existem vários programas econômicos de incentivo ao plantio de florestas.

15.

As árvores são importantes para o bem-estar físico e mental. Uma visão de árvores e pássaros diminui o estresse, faz com que as crianças melhorem o desempenho nas escolas e fornecem momentos de paz aos jovens e idosos.

16.

As árvores ajudam a diminuir a poluição sonora. Elas absorvem ruídos altos no ar, especialmente em ambientes urbanos. Quando plantadas em volta das propriedades, reduzem o barulho dos carros e até dos aeroportos.

17.

As árvores ajudam a limpar o ar que respiramos, interceptam poluentes como o monóxido de carbono, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, ozônio e partículas.

18.

A árvores atraem clientes para as empresas. As pessoas preferem fazer negócios com as empresas que atuam com sustentabilidade e respeitam a natureza.

19.

Árvores moderam os efeitos nocivos do sol. A sombra de uma árvore pode reduzir em até 6,5 graus a temperatura de um ambiente.

20.

O reflorestamento é uma das principais estratégias para combater o aquecimento global. O excesso de CO² na atmosfera está contribuindo para as mudanças climáticas. Só em São Paulo, cerca de 3,9 mil toneladas de CO² são lançados em um dia apenas pela frota de 15 mil ônibus que circulam pela cidade.

21.

As árvores formam a identidade e a herança cultural de uma região. São motivo de orgulho cívico e reforçam a história de um povo ou nação. O que dizer da influência das Araucárias na cultura da região Sul do Brasil, dos Cajueiros no Nordeste, ou mesmo da importância espiritual dos Baobás na formação dos povos da ilha de Madagascar?

22.

As árvores ajudam a manter os ciclos de água locais. Elas desempenham um papel importante por deterem água, evitarem inundações, recarregarem aquíferos subterrâneos, manterem o vapor de água na atmosfera e aumentarem a oportunidade de chuvas. Quando as florestas são reduzidas, o vapor de água na atmosfera desaparece em uma área, diminuindo a precipitação e aumentando o risco de seca e desertificação. Quando plantamos árvores, alguns desses efeitos negativos podem ser revertidos.

23.

As árvores protegem as crianças dos raios ultravioletas. Existe uma crescente preocupação com o câncer de pele, cuja incidência tem aumentado em todo o planeta. Plantando árvores em áreas de recreação, escolas, parques, onde as crianças passam mais tempo brincando, você estará reduzindo a exposição delas ao sol e reduzindo a possibilidade de câncer de pele.

24.

A atividade de plantio de árvores incentiva grupos de pessoas a se unirem e compartilharem eventos, melhorando a qualidade de vida dessas comunidades. O plantio de árvores aproxima idades, gêneros e culturas, recompensado ainda mais o meio ambiente.

25.

As árvores marcam todas as estações do ano. Elas dão sinais de mudanças sazonais. A natureza tem uma maneira própria de definir e distinguir os ciclos das diferentes estações do ano. Se você planta uma árvore, acompanhará ludicamente todas essas mudanças e as interferências delas na natureza. Elas podem nos dar lembranças sentimentais se crescemos com elas.

26.

As árvores protegem a biodiversidade. Cerca de 80% de todas as espécies de plantas e animais dependem das árvores. O desaparecimento de algumas florestas em regiões do planeta, foi responsável pela extinção de vários animais, insetos e de outras plantas.

27.

As árvores influenciam a fertilidade da terra. Sem árvores, terras férteis podem se tornar não produtivas ou mesmo desertos a longo prazo. Elas ajudam a manter as partículas do solo unidas e prevenir a erosão.

28.

As árvores escondem as áreas feias. Elas podem bloquear a visão de estacionamentos, paredes de concreto, áreas degradadas. Quando você vê uma árvore em primeiro plano, desvia a atenção de outra visão menos agradável.

29.

Árvores causam relaxamento e reconfortam. As pessoas gostam de “conversar” com as árvores, elas ajudam a entender a relação dos humanos com a natureza.

30.

Dividir o plantio de uma árvore com uma criança aproxima gerações. É diversão garantida e um exercício de cidadania.

31.

Árvores produzem madeira. Dê uma boa olhada a sua volta, se não achar nenhum objeto feito de madeira, você deve estar na lua. O manejo sustentável de florestas e o plantio industrial de madeira é fundamental para a economia de vários países.

32.

Sem árvores não haveria papel. Ainda não existem tecnologias para a produção de papel em grande escala e com viabilidade econômica, se não a que se utiliza das árvores para a extração de celulose.

33.

As árvores garantem o futuro do planeta. Você consegue imaginar a Terra sem árvores? Impossível, não é? Plantar uma árvore hoje é garantir que as próximas gerações sobrevivam.


Plantar uma árvore é transformar o nosso planeta num lugar melhor para se viver.


28 de julho de 2018 // Blog TDA